Inscreva-se na nossa newsletter
E fique por dentro de todas as novidades da Ebram. Fique tranquilo, não enviaremos spam
A Adenosina Deaminase (ADA) é uma enzima presente no organismo humano que desempenha um papel essencial na quebra da adenosina, que é um composto envolvido em várias funções celulares.
A primeira descrição da enzima Adenosina Deaminase (ADA) para uso em diagnóstico ocorreu em 1970 em pacientes com câncer de pulmão e em 1978 seu uso foi descrito para o diagnóstico de tuberculose.
Existem diversos tipos de tuberculose, como: tuberculose pulmonar, miliar, óssea, ganglionar, cerebral, intestinal, ocular e pleural. A forma extrapulmonar têm seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou sistemas acometidos, ocorrendo com maior frequência em pessoas com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
A tuberculose pleural é a mais comum forma extrapulmonar e, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde através das políticas públicas do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), a dosagem da Adenosina Deaminase é o método diagnóstico complementar a ser utilizado nos casos de suspeita de tuberculose pleural.
Apesar da principal indicação do exame ADA ser para o diagnóstico de tuberculose pleural, sua utilização também é recomendada para outras patologias infecciosas, hepatites, diabetes mellitus e diversas outras condições que envolvem resposta imunológica, especialmente das células T.
Considerando a importância desse diagnóstico, a Ebram disponibiliza para o mercado o kit QUIMIADA – ADENOSINA DEAMINASE, inserido na Linha Bioquímica. Utilizado para a determinação quantitativa da atividade da Adenosina Deaminase em amostras de soro, plasma, líquido pleural e líquor humanos, sendo um método colorimétrico, automatizado, com técnica de dosagem fácil, rápida, reprodutível e de baixo custo, capaz de auxiliar no diagnóstico de tuberculose pleural precocemente, principalmente no que se refere ao seu valor preditivo negativo (em torno de 0,98%) – o que favorece a exclusão de pacientes suspeitos que não tenham a TB pleural.
Reagente ADA Ebram: precisão e rapidez nos resultados
Segue abaixo as principais características deste reagente exclusivo:
O método enzimático permite a realização do ADA em qualquer analisador bioquímico, totalmente automatizado, proporcionando uma maior confiabilidade, rapidez, precisão e segurança nos resultados liberados pelos laboratórios.
Os principais laboratórios de apoio e de referência do Brasil já utilizam o kit QUIMIADA – ADENOSINA DEAMINASE, o que mostra sua confiabilidade e segurança de uso.
Acesse o site e conheça o distribuidor mais próximo do seu laboratório.
Você também pode entrar em contato com a Ebram. O atendimento é feito por especialistas, caso houver qualquer tipo de dúvida entre em contato: SAC 0800 500 2424 | E-mail: sac@ebram.com