Pesquisa Nacional da Saúde 2013

Para avaliar a saúde da população brasileira, Pesquisa Nacional da Saúde terá medição de pressão arterial e coleta de sangue e urina.

Neste ano de 2013, o Ministério da Saúde vai realizar pela primeira vez uma pesquisa baseada em exames laboratoriais para avaliar a saúde da população brasileira. Além dos questionários, também farão parte da pesquisa coleta de sangue e urina, aferição de medidas antropométricas e medicação de pressão arterial.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) faz parte do Plano de Enfrentamento de Doenças Crônicas Não – Transmissíveis (DCNT) tendo como meta produzir novas informações sobre os hábitos de alimentação, tabagismo, o uso de bebidas alcoólicas, prática de atividades físicas e fatores associados aos comportamentos não saudáveis da população.

Para o Ministério da Saúde, essas informações vão subsidiar as ações contra as Doenças Crônicas Não – Transmissíveis (DCNT) que são responsáveis por 72% dos óbitos no Brasil.

 O levantamento pretende estimar a cobertura de exames preventivos de câncer de colo de útero e mama, investigar a atenção fornecida aos doentes diagnosticados com hipertensão, diabetes e depressão, incluindo acesso a medicamentos, exames complementares de diagnósticos e continuidade nos cuidados.

Além de delinear o perfil lipídico da população e dimensionar o acesso do diagnóstico de alguns agravos crônicos como: hipertensão, diabetes, hipecolesterolemia, cretinina no sangue dosagem de sal na urina. 

A PNS será praticada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) com cerca de 16 mil pessoas nos 80 mil domicílios pesquisados em 1600 municípios  brasileiros.             

Fonte: Saudeweb  e www.pns.icict.fiocruz.br


Ebram - Todos os direitos Reservados - Tefone: (11) 2291-2811 | E-mail: ebram@ebram.com
Site 100% compativel com Internet Explorer 7 ou superior e Mozilla Firefox. Melhor visualizado em 1024x768.